Processo administrativo federal e constelação familiar: Aplicação do princípio da publicidade à luz da lei do pertencimento

Por: Shirlei Silmara de Freitas Mello

O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a influência da Lei do Pertencimento de Bert Hellinger sob o Princípio da Publicidade, à luz do Processo Administrativo Federal brasileiro. O procedimento metodológico utilizado foi o raciocínio dedutivo, tendo em vista que a base da análise foi a legislação positivada, bem como bibliografias, que proporcionaram os fundamentos teóricos imprescindíveis ao estudo. Bert Hellinger afirma que existem três leis que regem o relacionamento humano, quais sejam, a do equilíbrio, da hierarquia e do pertencimento. Um sistema é formado pela relação de influências entre os indivíduos que formam esse meio. Dentro desses meios interativos, quando uma das três leis acima citadas, é infringida, ocorre uma desarmonia, que materializará em um conflito interno. Com relação ao Processo Administrativo, esse é o instrumento necessário para que os administrados se sintam parte do sistema social que estão inseridos. Isso porque, é por meio do processo que os administrados tomam ciência dos atos e decisões administrativas que estão sendo tomadas dentro da sociedade que estão incluídos, as quais podem afetá-los. Logo, o presente trabalho demonstrará que havendo publicidade, os administrados sentem-se pertencentes ao sistema, garantindo a harmonia sistêmica necessária ao meio, proporcionando a redução de conflitos.

Leia o artigo completo aqui: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/22283/1/ProcessoAdministrativoFederal.pdf

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi